6 dicas de autoaperfeiçoamento que você pode começar agora mesmo

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Autoaperfeiçoamento é um termo popular atualmente. Provavelmente, você já ouviu isso antes em um podcast, em uma postagem de blog ou na TV. Mas o que exatamente significa autoaperfeiçoamento? O que isso acarreta? Para quem é e como você começa a se aprimorar?

Literalmente falando, o autoaperfeiçoamento é a prática e o estudo constantes para melhorar sua vida em diferentes áreas, incluindo, mas não se limitando a, saúde, carreira, relacionamentos e bem-estar mental. É um conceito que se aplica a qualquer pessoa que esteja buscando desenvolver novos hábitos e romper com os maus, alcançar novos objetivos, sair de uma rotina ou apenas querer melhorar continuamente.

Saber por onde começar é a parte difícil. Felizmente, existem milhares de recursos disponíveis para você na forma de podcasts, blogs, audiolivros, canais do YouTube e livros tradicionais. Para começar, compilamos uma lista de dicas populares de autoaperfeiçoamento que você pode começar agora mesmo.

Seja intencional com sua dieta

Somos uma sociedade que prospera com a ideia de estar ocupada, e quem pode nos culpar? Estamos constantemente conectados uns aos outros graças aos nossos telefones, o que significa que é quase impossível sair do trabalho no trabalho. Estudos têm mostrado que, subconscientemente, acreditamos que estar ocupado é igual a ter sucesso, por isso enchemos nossos pratos metafóricos até a borda todos os dias. Entre o equilíbrio entre carreiras, família, relacionamentos e objetivos pessoais, é provável que você sinta que o tempo não está do seu lado. Muitas vezes, quando as coisas ficam agitadas, a primeira coisa que colocamos em banho-maria é uma dieta bem planejada, saudável e balanceada. Na verdade, isso causa mais estresse.

Além dos riscos à saúde física, como obesidade, problemas cardíacos e envelhecimento prematuro, uma dieta inadequada também pode afetar sua saúde mental e emocional. Aqueles cujas dietas regularmente incluem apenas alimentos integrais, como vegetais, frutas, peixes, carnes e grãos inteiros são menos propensos a desenvolver ansiedade e transtornos depressivos do que aqueles que consomem uma dieta cheia de grãos refinados, açúcar e alimentos processados.

Se melhorar sua dieta é algo que interessa a você, considere investir em um plano de dieta com foco na nutrição personalizado para seus objetivos de saúde específicos. Embora comer principalmente alimentos integrais seja a chave para a saúde geral, a chave para a qualidade de vida geral é praticar a moderação. Só porque você decidiu melhorar sua dieta, não significa que você tem que desistir completamente dos alimentos que ama. Adote um estilo de vida alimentar saudável que permita espaço para o equilíbrio de vez em quando.

Concentre-se em obter um sono de qualidade suficiente

Da mesma forma que uma dieta adequada, o sono é outro aspecto de nossas vidas em que a prioridade cai em nossas listas. A falta de sono por um período prolongado pode levar à obesidade, problemas cardíacos, estresse, depressão e ansiedade. Embora oito horas inteiras de sono não sejam realistas ou alcançáveis para todos, é importante lutar pelo mais próximo possível das oito, mesmo que isso signifique deixar o trabalho ou tarefas pendentes para amanhã.

Tão importante quanto a quantidade de sono que você está recebendo é a qualidade do sono que você está recebendo todas as noites. Como saber se não está tendo um sono profundo e de qualidade? A qualidade do seu sono precisa melhorar se você demorar mais de 30 minutos para adormecer após ir para a cama, se acordar mais de uma vez durante a noite ou se tiver sido diagnosticado com insônia.

Para corrigir isso, tente estas soluções simples:

  • Desligue os aparelhos eletrônicos pelo menos 30 minutos antes de dormir
  • Use um planejador para planejar seu próximo dia em vez de deixá-lo mantê-lo acordado à noite, tentando se lembrar
  • Evite bebidas com cafeína após as 12h
  • Desenvolva uma atividade noturna relaxante, como tomar banho ou tomar banho, ler, tocar um instrumento, escrever um diário ou ouvir uma música suave
  • Mantenha seu quarto escuro e frio
  • Tente ir para a cama na mesma hora todos os dias para colocar seu corpo em uma rotina

Comece a praticar positividade corporal

Embora dieta adequada e exercícios sejam grandes componentes da jornada de autoaperfeiçoamento, desenvolver uma auto-estima e uma imagem corporal saudáveis são igualmente, se não mais, importantes. Com revistas, filmes, programas de TV e Instagram nos dizendo subliminarmente que nossos estômagos devem ser planos, nossas pernas tonificadas e nosso espólio redondo, é difícil não nos comparar aos padrões irrealistas que nos cercam.

Se você é alguém que luta contra a imagem corporal e o amor-próprio, não está sozinho. As dicas a seguir ajudarão a iniciar sua jornada de autoaperfeiçoamento no sentido de amar seu corpo e longe da vergonha corporal:

  • Procure mídias e influenciadores de mídia social que promovam amor-próprio e positividade corporal
  • Evite e deixe de seguir mídias que retratam padrões físicos irreais
  • Compre roupas da moda que caibam, para que você não tenha que se sentir desconfortável o dia todo em roupas que não
  • Olhe no espelho e orgulhe-se das coisas que você AMA no seu corpo e aparência
  • Crie uma afirmação positiva para o corpo para repetir regularmente para si mesmo ao longo do dia
  • Exercite-se conscientemente e coma bem por amor, respeito e cuidado com o seu corpo, não por vergonha e punição

Encontre um treino de que goste

Praticar exercícios regularmente (3-5 treinos por semana) traz inúmeros benefícios à saúde que o ajudarão a se sentir motivado e realizado em sua jornada de auto-aperfeiçoamento. Além do benefício óbvio de queimar gordura e tonificar os músculos, a atividade física regular também diminui o risco de doenças cardíacas e ataque cardíaco, reduz os níveis de colesterol, reduz o risco de diabetes tipo 2 e câncer, promove um sono melhor, aumenta a energia ao longo do dia e ajuda a uma melhor digestão.

A chave é usar a tentativa e erro para encontrar o tipo de exercício que você gosta de fazer regularmente. Pense fora da associação típica de uma academia e pesquise aulas de ginástica especializadas em sua área, como kickboxing, CrossFit, ioga, artes marciais, spin, campos de treinamento HIIT ou até mesmo academias tradicionais que oferecem uma ampla variedade de aulas diárias. Antes de se comprometer com uma assinatura, pergunte se você pode começar com uma avaliação, para que possa escolher o treino de que realmente gosta antes de se comprometer e investir.

Arranje tempo para um hobby que te entusiasme

No mundo acelerado de hoje, ter tempo para um hobby parece um luxo que só os aposentados podem desfrutar, mas não precisa ser assim! Seja fazendo arte, tocando um instrumento ou aprendendo fotografia, desenvolver um hobby e praticá-lo regularmente traz muitos benefícios, como dar a você uma saída para relaxar e ajudá-lo a liberar um pouco do estresse.

Além disso, os hobbies conectam você a pessoas com interesses semelhantes e, por sua vez, o ajudam a expandir sua rede e círculo de amigos. Também o tornam mais interessante e dão-lhe o que falar perto do bebedouro no trabalho ou na happy hour com os seus amigos.

Reserve um tempo para um hobby percebendo que, mesmo que não pareça, é provável que você não esteja muito ocupado para perseguir seus interesses. Dê uma olhada em sua programação para a semana e preencha os espaços de tempo livres com seu hobby, em vez de trabalho adicional, binge-watch ou scrolling na mídia social. Você pode simplesmente descobrir que a sensação de relaxamento que obtém com um hobby é ainda mais satisfatória do que a sensação de relaxamento que obtém com esses outros hábitos estúpidos.

Organize sua vida

Se a paz e a tranquilidade da personalidade de Marie Kondo não são evidências suficientes de que organizar e organizar sua vida muda o jogo, então não sei o que é. A maioria de nós não precisa de um cientista para nos dizer que a desordem e a desorganização criam estresse e ansiedade, mas o que muitos de nós não percebem é que o oposto também é verdadeiro – nossa depressão e ansiedade são frequentemente representadas no estado de nosso ambiente – nossas mesas, nossos carros e nossas casas. Pratos empilhados podem simbolizar mais do que apenas vidas ocupadas ou um caso de preguiçosos, mas, na verdade, podem indicar um problema interno maior.

Para iniciar o processo de organização de sua vida, comece a adotar estes hábitos simples:

  • Lave os pratos imediatamente em vez de colocá-los na pia
  • Faça sua cama assim que sair dela
  • Dê a si mesmo tempo suficiente pela manhã para fazer uma rápida arrumação antes de sair para o trabalho, para que você possa voltar para uma casa organizada e acolhedora
  • Doe itens domésticos que você não usa mais para aumentar seu senso de propósito e felicidade

Se você acha que sua desordem pode ser uma indicação de depressão ou ansiedade, considere a possibilidade de pedir ajuda. Comece confiando em seu parceiro, um amigo ou um membro da família. Se sua luta persistir, considere marcar uma consulta com um conselheiro ou terapeuta licenciado que pode ajudá-lo a trabalhar seus pensamentos e dar sentido a tudo isso. Existem também muitos serviços de saúde comportamental on-line incríveis, como o BetterHelp.com, que tornam simples e fácil agendar sessões com terapeutas e conselheiros certificados. Essas opções eliminam o estresse de ir pessoalmente ao consultório de um terapeuta e, em vez disso, desfrutar do aconselhamento em sua própria casa.

Fonte: https://www.theauthenticgay.com/self-improvement-tips/

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