Como corrigir um mau humor, e esta é a música mais triste do mundo?

0
156
mau humor

Tudo começou na semana passada, quando esqueci de tomar meus SSRIs. Você vê, muitos anos atrás eu fui diagnosticado com depressão e ansiedade generalizada e prescrito escitalopram (conhecido pela marca Lexapro) para regular isso. Eu era muito contra a ideia, mas concordei em tentar por algumas semanas porque meu médico na época se parecia com Richard Dreyfuss e por algum motivo isso me fez querer agradá-lo, então eu fiz isso e para meu desgosto foi ótimo . Era como se eu tivesse vivido metade da minha vida sob um céu nublado e de repente o sol apareceu.

Eu tenho que tomar uma pequena pílula todas as manhãs e geralmente eu tomo, mas às vezes eu faço besteira e simplesmente… esqueço. Normalmente não é grande coisa, mas desta vez eu esqueci por quatro dias, o que é significativo. É por isso que estou um pouco atrasado nos meus vídeos este mês: a produtividade tende a cair quando não quero sair da cama.

Então decidi que um dos meus vídeos deveria ser sobre “autocuidado” ou algo assim, o que não é relevante apenas para mim, mas para muitas pessoas que estão cansadas de ficar em quarentena porque algumas pessoas não querem tomar a vacina gratuita ou usar uma maldita máscara. Como nos tornamos felizes quando as coisas estão tão ruins?

Definitivamente, tentei muitas coisas em nome do autocuidado nos últimos dois anos, como comprar coisas inúteis, mas divertidas, comer demais, beber muito álcool ou dormir demais. Mas como é janeiro, o mês em que tento corrigir os últimos dois meses de erros, não estou fazendo compras, nem comendo demais, nem bebendo qualquer bebida alcoólica. Eu sei, é tão chato. E agora tenho que encontrar maneiras novas e mais saudáveis ​​de cuidar de mim mesma. Eu bebo muito chá. Faço muitas caminhadas. Tomei banho esta manhã. Eu tento jogar videogame.

Mas com o lapso de remédios tem sido muito mais difícil – tipo, eu não consigo nem pensar em um videogame que me faria feliz. É assim que eu sei que as coisas são sérias. Meu cérebro ainda está reiniciando e está tendo problemas para produzir os hormônios da felicidade.

Para minha sorte, um novo estudo foi lançado esta semana chamado “ Enquadrar uma intervenção focada na força de alguém: o enquadramento aumenta o benefício terapêutico ?” Eu sei, não grita imediatamente “Prepare-se para uma explosão de dopamina”, mas fique comigo. O título do comunicado de imprensa do estudo é mais promissor: “ A melhor maneira de corrigir um humor triste: o que você achar que funciona melhor ”.

Psicólogos da Ohio State University falaram a 616 alunos de graduação sobre dois tipos de terapia usados ​​para tratar a depressão: cognitiva e mindfulness. A terapia cognitiva é, essencialmente, dar uma segunda olhada em por que você se sente da maneira que se sente e quais suposições o levaram a se sentir dessa maneira. Você pode corrigir essas suposições para se sentir melhor e, em seguida, espero que isso se traduza em um comportamento mais saudável. Eu inventei isso. Quer dizer, eu não fui o primeiro, mas eu absolutamente inventei isso por conta própria muito antes de ouvir que era uma intervenção terapêutica real. Por exemplo, eu estava esperando um trem do metrô na hora do rush depois de um longo dia de trabalho e, quando ele chegou, as portas se abriram e uma mulher passou por mim para ter certeza de que conseguiria entrar primeiro. fiquei furioso! Mas então parei e tentei descobrir por que estava com raiva: presumi que ela era apenas uma vadia. Mas talvez ela tivesse problemas para ficar em pé e precisasse desesperadamente de um assento. Talvez ela tivesse tido um dia realmente horrível. Talvez ela tivesse perdido um trem mais cedo porque estava muito lotado e alguém passou por ela para entrar. Independentemente disso, não importava: ela não me machucou me empurrando, e eu ainda entrei no trem. Por que ficar com raiva? Uma vez que eu fiquei intrigado com tudo isso, eu não estava mais.

A outra terapia é a atenção plena, que não é diametralmente oposta à terapia cognitiva, é apenas um pouco diferente. Mindfulness é prestar muita atenção em tudo o que está acontecendo ao seu redor e em como você está se sentindo, e por que você está sentindo isso, sem necessariamente tentar mudar seus sentimentos. É um pouco mais meditativo: “Estou com raiva, e isso é compreensível e ok porque tive um longo dia e estou cansado e aquela pessoa foi rude comigo. Mas também há todas essas outras coisas acontecendo, como eu estou a caminho de casa para ver meus gatos, e estou jantando com um amigo mais tarde esta noite, e olhe lá, há uma família visitando de outro país. A vida é muito boa.”

Então, os pesquisadores falaram aos alunos sobre essas duas maneiras de lidar com emoções negativas e, em seguida, fizeram com que praticassem cada uma depois de imaginar um pensamento triste. Eles então disseram a cada aluno que eles eram melhores em uma das duas técnicas, mas na realidade os pesquisadores escolheram aleatoriamente qual técnica falar. 

Finalmente, eles deixaram cada aluno triste (mais sobre isso em um segundo) e então disseram a metade deles para usar o cognitivo e a outra metade para usar a atenção plena para se sentir melhor.

Ambas as técnicas foram igualmente boas em fazer os sujeitos se sentirem melhor, mas os sujeitos tiveram mais sucesso quando usaram qualquer técnica em que disseram que eram melhores. Mesmo que eles não fossem realmente melhores nisso. Era uma mentira imunda.

O que tudo isso significa? Bem, o ponto principal do estudo não era sobre como se sentir menos triste – era sobre quão poderoso “enquadramento” pode ser quando usado em terapia. Se alguém pensa que é bom em algo, esse algo será mais eficaz para ele. Atitude mental positiva é uma coisa real, pessoal.

A desvantagem de aprender isso foi perceber que, quando estou preso em um ciclo depressivo devido a um cérebro com defeito, é difícil me fazer acreditar que posso simplesmente pensar em uma saída, mesmo que pudesse pensar em uma saída. . É o Catch-22 da depressão, assim como eu sei que o exercício vai me fazer sentir melhor, mas juntar a energia para o exercício requer algum tipo de força da natureza. Ou um cachorrinho muito teimoso e desagradável que agora se acostumou a uma caminhada todos os dias.

De qualquer forma, não sei, talvez alguém por aí assista isso e isso de alguma forma os ajude, mesmo que não tenha sido uma grande ajuda para mim. Isso conclui a parte “nova ciência” do vídeo de hoje. Mas, para ser honesto, esse pequeno estudo não é o motivo pelo qual eu quis ir em frente e transformar isso em um vídeo. Decidi transformá-lo em vídeo porque este estudo, combinado com meu cérebro quebrado, me fez cair em uma toca de coelho onde passei tanto tempo explorando que sou mentalmente incapaz de fazer um vídeo sobre qualquer outra coisa.

Lembra como eu disse que os pesquisadores deixaram os participantes tristes? Quer saber como? Eu também. Acontece que eles fizeram os sujeitos imaginarem um ente querido morrendo, mas isso não foi triste o suficiente, então, enquanto o sujeito imaginava isso acontecendo, os pesquisadores tocaram para eles uma música intitulada “ Rússia sob o jugo mongol ” a meia-noite. Rapidez.

Que? Que porra é a Rússia sob o jugo da Mongólia? Essa era a minha pergunta, pelo menos, então fui procurar. Acontece que é uma música escrita para o filme de 1938 de Sergei Eisenstein, Alexander Nevsky , sobre o príncipe russo titular que lutou com sucesso contra uma invasão do século 13 por cavaleiros teutônicos do Sacro Império Romano. A trilha sonora do filme foi escrita por Sergei Prokofiev , que o público ocidental pode conhecer melhor como o cara que escreveu Pedro e o Lobo. O filme foi tão popular que ele transformou a partitura em uma cantata de 40 minutos, que começa com Rus’ Under the Mognol Yoke, uma peça orquestral que começa em dó menor para representar a destruição trazida à Rússia pelos mongóis em 1237 , quando eles destruiu várias grandes cidades, incluindo Moscou.

De qualquer forma, encontrei a peça e a escutei, e depois a escutei novamente na metade da velocidade, e claro, acho que é triste, mas é mais triste do que o Naufrágio do Edmund Fitzgerald ou All By Myself? Não que eu pudesse dizer. Mas, aparentemente, os psicólogos em algum momento decidiram que esta era a música triste para tocar (na metade da velocidade) se você quer que as pessoas fiquem deprimidas. Por quê? Comecei a ler artigos de psicologia que o usavam. O mais antigo que consegui encontrar com uma pesquisa no Google Acadêmico foi de 1993 , mas eles não explicam por que decidiram por isso. Então eu verifiquei outro artigo de 1999 e descobri que eles citaram um artigo de 1990 chamado On the induction of mood , que faz referência a vários estudos de 1983, nenhum dos quais menciona especificamente qual música eles usam.

Então, mandei um e-mail para o autor da maioria desses artigos da década de 1980, Professor David M. Clark da Universidade de Oxford , para descobrir se ele sabia por que essa música em particular era considerada tão triste.

Enquanto esperava sua resposta, procurei pesquisas sobre o que torna uma música “triste”, e descobri primeiro que pesquisadores da UC Berkeley concluíram que música triste era universalmente triste, mas depois li o estudo e vi que eles pesquisavam apenas americanos e chineses sobre principalmente hits ocidentais, o que… não é universal. Então pesquisei mais até encontrar um estudo melhor, publicado no verão passado , no qual pesquisadores tocavam música ocidental triste para duas tribos remotas no Paquistão que tinham pouca interação ou conhecimento de tal música. Eles descobriram que essas tribos tendiam a não se importar com a música ocidental “feliz” tocada em acordes maiores e na verdade preferiam o que pensamos como músicas “tristes” com tons menores, provavelmente porque em sua própria cultura as músicas são tocadas em tons menores com mais frequência. .

Então, não é universal! Mesmo que Russia Under the Mongolian Yoke seja a música mais triste na Rússia, no Reino Unido ou nos EUA, não é necessariamente tão triste no Paquistão ou em qualquer outro lugar.
De qualquer forma. A partir desta gravação, não tive notícias do professor Clark, o que é compreensível, porque honestamente, quem se importa com esse tópico além de mim? Mas eu prometo que se eu ouvir de volta eu vou deixar você saber imediatamente no meu Patreon. Concluindo, se você toma pílulas que controlam sua depressão e ansiedade, lembre-se de tomá-las todos os dias ou você também ficará obcecado com um movimento obscuro de cantata do início do século 20 e seu uso para a ciência (essa é a ansiedade) e então acabe um pouco mais deprimido porque você passou os últimos dois dias de pesquisa ouvindo esse movimento na metade da velocidade para descobrir se isso o deixaria deprimido.

Fonte: https://skepchick.org/2022/01/how-to-fix-a-bad-mood-and-is-this-the-saddest-song-in-the-world/

Deixe uma resposta