Como superar o medo e se beneficiar dele (5 métodos)

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Como superar o medo e se beneficiar dele. Deixe-me começar com uma história sobre o medo que vai te ensinar o que é o medo e como superar o medo, estar no controle e se beneficiar dele

Era uma vez uma cidade onde o que todos mais temiam era se perder à noite na “Caverna do Medo”. Ninguém jamais havia retornado de lá, e sempre que alguém se perdia e acabava ali, o último que se ouvia era um grande grito de terror, seguido de algumas gargalhadas enormes. Os habitantes da cidade viviam com medo de que um dia o monstro saísse da caverna. Assim, eles regularmente deixavam presentes e comida na boca da caverna, e estes sempre desapareciam logo.

Um dia, um jovem veio à cidade e, ao saber da situação da caverna, achou injusto. Então ele decidiu entrar na caverna e enfrentar o monstro. O jovem pediu ajuda, mas todos estavam com tanto medo que nem uma única pessoa se aproximou da boca da caverna com ele. Ele entrou, encontrando o caminho com uma tocha e chamando o monstro, querendo falar com ele e discutir a situação.

A princípio, o monstro deu uma boa e longa risada, e o jovem seguiu o som da voz do monstro. Mas então o monstro ficou quieto, e o jovem teve que continuar, sem saber em que direção seguir.

Finalmente, ele chegou a uma enorme caverna. No fundo da caverna ele pensou ter visto a figura do monstro e, ao se aproximar, sentiu que algo o atingiu com força nas costas. Isso o empurrou para um buraco na rocha. Ele não conseguiu evitar e caiu. Acreditando que estava prestes a morrer, ele soltou um último grito. Então ele ouviu as grandes gargalhadas.

-“Droga, acho que o monstro me engoliu”

ele disse, enquanto caía.

No entanto, ao cair, ouviu música e vozes. Eles ficaram mais claros e, quando ele fez um pouso suave no fundo, ouviu um grupo de pessoas gritar:

-“Surpresa!!”

Mal acreditando, ele se viu bem no meio de uma grande festa. Os foliões eram todas aquelas pessoas que nunca haviam retornado à cidade. Explicaram-lhe que aquele lugar fora ideia de um antigo prefeito da cidade. Esse prefeito tentou realizar grandes coisas, mas sempre foi impedido pelos medos das pessoas ao seu redor.

Então o prefeito inventou a história do monstro para demonstrar às pessoas como tal atitude era tão limitante. Assim, o jovem ficou ali, aproveitando a festa e a companhia de todos aqueles que ousaram se aproximar da caverna.

E o que dizer da cidade? Na cidade ainda acreditam que entrar na Caverna do Medo é o pior de todos os castigos…

Cada vez que encontro um cliente que tem medo e ansiedade, costumo inventar essa história e há uma segunda história que adoro contar quando percebo que o medo é demais para lidar com a qual também contarei a segunda história.

Você sabe como é ter medo de alguma coisa, seja tempestades, uma ida ao dentista, um estranho à sua porta ou a perda de alguém querido. O medo é uma reação normal que avisa nossos corpos para serem cuidadosos. A ansiedade é um tipo de medo, lidando mais com a preocupação e o futuro, ao invés de temer algo que está presente.

Quando o medo e a ansiedade se tornam um padrão em nossas vidas, eles se tornam um problema. Se o ralo entupido na pia da cozinha é um problema, você o ignora? Claro que não. Você chama um encanador ou tenta consertar você mesmo. Quando o medo causa danos à sua estabilidade física e mental, e você se vê evitando coisas que podem criar mais medo, não o ignore. Quando a ansiedade se torna uma coisa debilitante que o deixa encolhido e doente, não tente afastá-la.

É da natureza humana evitar emoções que nos assustam. Quem quer entrar diretamente no que promete ser uma experiência dolorosa? Exceto que, evitando continuamente olhar para o ‘bicho-papão’ dentro, você se torna refém do monstro. Normalmente, isso envolve se esconder de qualquer estressor em potencial que possa causar transtornos e se envolver em distrações intermináveis.

Infelizmente, você também está se escondendo de possíveis desafios que podem levar ao crescimento e à alegria. Além disso, você não pode se esconder para sempre do medo. Vai atacar, apesar de seus melhores esforços para suprimi-lo. E é provável que isso aconteça no momento em que você mais precisa de equanimidade emocional.

A boa notícia é que, uma vez que você enfrenta seu medo – e dá ar ao bicho-papão – em vez de enfiá-lo em um compartimento distante de seu cérebro, ele começa a perder a capacidade de dominá-lo e ditar suas decisões.

O que te assusta? Aprender a superar o medo do fracasso pode ser um desafio para todos.

Felizmente, todos os medos são aprendidos. Ninguém nasce com medos. Os medos podem, portanto, ser desaprendidos praticando a autodisciplina repetidamente em relação ao medo até que ele desapareça.

Os medos mais comuns que experimentamos, que muitas vezes sabotam todas as esperanças de sucesso, são o medo do fracasso, da pobreza e da perda de dinheiro.

Esses medos fazem com que as pessoas evitem riscos de qualquer tipo e rejeitem oportunidades quando lhes são apresentadas. Eles têm tanto medo do fracasso que ficam quase paralisados quando se trata de arriscar.

Existem muitos outros medos que interferem na nossa felicidade.

  • As pessoas temem a perda do amor ou
  • As pessoas temem a perda de seus empregos e sua segurança financeira.
  • As pessoas temem constrangimento ou ridículo.
  • As pessoas temem rejeição e críticas de qualquer tipo.
  • As pessoas temem a perda de respeito ou estima dos outros.
  • Esses e muitos outros medos nos atrasam ao longo da vida…
  • O medo é uma das emoções mais poderosas depois da raiva, como mencionei anteriormente. Tem um efeito muito forte em sua mente e corpo.

O medo pode criar fortes sinais de resposta quando estamos em emergências – por exemplo, se somos pegos em um incêndio ou estamos sendo atacados.

Também pode entrar em vigor quando você se depara com eventos não perigosos, como exames, falar em público, um novo emprego, um encontro ou até uma festa. É uma resposta natural a uma ameaça que pode ser percebida ou real.

Quando viajei de Asaba para o meu estado (Akwa ibom) estava com muita fome, então quando chegamos ao parque, peguei um táxi para Plaza naquela noite, onde posso entrar keke em casa. Chegando na praça alguns meninos se aproximaram de mim e me pediram para apertar suas mãos, eu sabia que se eu fizesse, meus bolsos ficariam expostos então eu discordei, eles ameaçaram atacar mas o que me salvou foi a raiva e a fome.

Eu estava com fome e com raiva ao mesmo tempo, então não sei o que me fez desafiá-los de uma maneira tão diferente de mim. Normalmente o medo teria se instalado e eu teria sucumbido a eles, mas não permiti que meu medo ofuscasse minha coragem.

Lembro-me de dizer a eles que não deveriam me ameaçar com uma adaga porque não sabiam com que arma eu estava. Isso realmente colocou medo em suas mentes porque eles estavam pensando em suas mentes que esse cara estaria com uma arma e da última vez que verifiquei, uma arma é mais perigosa que uma adaga.

Ansiedade é uma palavra que usamos para alguns tipos de medo que geralmente têm a ver com o pensamento de uma ameaça ou algo dando errado no futuro, e não agora.

O medo e a ansiedade podem durar pouco tempo e depois passar, mas também podem durar muito mais e você pode ficar preso a eles. Em alguns casos, eles podem dominar sua vida, afetando sua capacidade de comer, dormir, concentrar-se, viajar, aproveitar a vida ou até mesmo sair de casa ou ir ao trabalho ou à escola.

Isso pode impedi-lo de fazer coisas que você quer ou precisa fazer, e também afeta sua saúde.

Algumas pessoas ficam sobrecarregadas pelo medo e querem evitar situações que possam deixá-las assustadas ou ansiosas. Pode ser difícil quebrar esse ciclo, mas há muitas maneiras de fazê-lo. Você pode aprender a sentir menos medo e a lidar com o medo para que ele não o impeça de viver.

O que te deixa com medo?

Muitas coisas nos fazem sentir medo. Ter medo de algumas coisas – como incêndios – pode mantê-lo seguro. Temer o fracasso pode fazer com que você tente se sair bem para não falhar, mas também pode impedi-lo de se sair bem se o sentimento for muito forte.

O que você tem medo e como você age quando tem medo de algo pode variar de pessoa para pessoa. Apenas saber o que o deixa com medo e por que pode ser o primeiro passo para resolver os problemas com o medo.

O que te deixa ansioso?

Como a ansiedade é um tipo de medo, as coisas que descrevemos sobre o medo acima também são verdadeiras para a ansiedade.

A palavra “ansiedade” tende a ser usada para descrever preocupação, ou quando o medo é irritante e persiste ao longo do tempo. É usado quando o medo é sobre algo no futuro e não sobre o que está acontecendo agora.

Ansiedade é uma palavra frequentemente usada por profissionais de saúde quando descrevem o medo persistente. As maneiras como você se sente quando está com medo e ansioso são muito semelhantes, pois a emoção básica é a mesma.

Como é o medo e a ansiedade?

Quando você se sente assustado ou seriamente ansioso, sua mente e seu corpo funcionam muito rapidamente. Estas são algumas das coisas que podem acontecer:

  • Seu coração bate muito rápido – talvez pareça irregular
  • Você respira muito rápido
  • Seus músculos se sentem fracos
  • Você sua muito
  • Seu estômago se agita ou seus intestinos parecem soltos
  • Você acha difícil se concentrar em qualquer outra coisa
  • Você se sente tonto
  • Você se sente congelado no local
  • Você não pode comer
  • Você tem suores quentes e frios
  • Você fica com a boca seca
  • Você fica com os músculos muito tensos

Essas coisas ocorrem porque seu corpo, sentindo medo, está preparando você para uma emergência, então faz seu sangue fluir para os músculos, aumenta o açúcar no sangue e lhe dá a capacidade mental de se concentrar na coisa que seu corpo percebe como uma ameaça.

Com ansiedade, a longo prazo, você pode ter alguns dos sintomas acima, bem como uma sensação mais incômoda de medo, e pode ficar irritado, ter problemas para dormir, desenvolver dores de cabeça ou ter problemas para trabalhar e planejar o futuro; você pode ter problemas para fazer sexo e pode perder a autoconfiança.

Por que me sinto assim quando não estou em nenhum perigo real?

Os primeiros humanos precisavam das respostas rápidas e poderosas que o medo causa, como frequentemente aconteciam em situações de perigo físico; no entanto, não enfrentamos mais as mesmas ameaças na vida moderna.

Apesar disso, nossas mentes e corpos ainda funcionam da mesma maneira que nossos ancestrais, e temos as mesmas reações às nossas preocupações modernas com contas, viagens e situações sociais. Mas não podemos fugir ou atacar fisicamente esses problemas!

Os sentimentos físicos de medo podem ser assustadores em si mesmos – especialmente se você os estiver experimentando e não souber por quê, ou se parecerem desproporcionais à situação. Em vez de alertá-lo para um perigo e prepará-lo para responder a ele, seu medo ou ansiedade podem surgir por qualquer ameaça percebida, que pode ser imaginária ou menor.

Por que meu medo não vai embora e me deixa me sentindo normal novamente?

O medo pode ser um sentimento único quando você se depara com algo desconhecido.

Mas também pode ser um problema diário e duradouro – mesmo que você não consiga identificar o motivo. Algumas pessoas sentem uma sensação constante de ansiedade o tempo todo, sem nenhum gatilho específico.

Existem muitos gatilhos para o medo na vida cotidiana, e você nem sempre consegue descobrir exatamente por que está com medo ou qual a probabilidade de ser prejudicado. Mesmo que você possa ver como o medo é desproporcional, a parte emocional do seu cérebro continua enviando sinais de perigo ao seu corpo.

Às vezes, você precisa de maneiras mentais e físicas de lidar com o medo.

O que é uma fobia?

Uma fobia é um medo extremo de um determinado animal, coisa, lugar ou situação. Pessoas com fobias têm uma necessidade irresistível de evitar qualquer contato com a causa específica da ansiedade ou medo. O pensamento de entrar em contato com a causa da fobia deixa você ansioso ou em pânico.

Era uma vez um criminoso que cometeu um crime (Porque, ei, é isso que os criminosos fazem. Esse é o trabalho deles!)

De qualquer forma, ele foi enviado ao rei para sua punição. O rei lhe disse que ele tinha uma escolha de duas punições. Ele poderia ser pendurado por uma corda. Ou pegue o que está por trás da grande, escura, assustadora e misteriosa porta de ferro. O criminoso rapidamente decidiu pela corda.

Como o laço estava sendo colocado sobre ele, ele se virou para o rei e perguntou:

“A propósito, por curiosidade, o que há por trás dessa porta?” O rei riu e disse: “Sabe, é engraçado, eu ofereço a todos a mesma escolha e quase todo mundo pega a corda”.

“Então,” disse o criminoso, “Diga-me. O que há atrás da porta? Quero dizer, obviamente, não vou contar a ninguém”, disse ele, apontando para o laço em seu pescoço.

O rei fez uma pausa e então respondeu:

“Liberdade, mas parece que a maioria das pessoas tem tanto medo do desconhecido que imediatamente pega a corda.”

Eu amo como esta história encoraja as pessoas a superar o medo.

Ele oferece um lembrete poderoso sobre os perigos de se apegar ao familiar.

Sim, infelizmente, muitos de nós vivemos nossas vidas escolhendo a familiaridade de nossa corda (também conhecida como dor familiar, luta familiar, padrões familiares).

Muitos de nós têm muito medo do desconhecido.

Mas se você quer viver sua melhor vida, você deve abraçar a liberdade de escolher novas escolhas para ser e fazer.

Afinal, são essas novas escolhas que podem abrir a porta para sua felicidade final.

Somos um planeta cheio de pessoas andando com cordas metafísicas em volta do pescoço, imaginando por que nos sentimos um pouco emocional e espiritualmente mortos para o mundo ao nosso redor.

Hoje decida ter a coragem de superar seus medos!

Tome a decisão de finalmente tirar as cordas que o prendem – e o cegam!

Comece a abrir corajosamente as portas que levam ao desconhecido.

Reconheça: Quando nada muda, nada muda.

Além disso, saiba: se você continuar fazendo o que sempre faz, continuará recebendo o que sempre obtém.

Lembre-se: abrir as portas para o desconhecido é a única maneira de garantir que você siga em direção a novas oportunidades, liberdade, crescimento e maior alegria. Você vai ver.

É fácil ignorar ou negar seus medos, mesmo para si mesmo. Mas a coragem não pode entrar em jogo a menos que você tenha medo de enfrentar. Ao possuir seus sentimentos, você deu o primeiro passo para ganhar controle sobre a situação.

Dê um nome ao seu medo. Às vezes, o medo se torna conhecido imediatamente, com clareza, e outras vezes é mais difícil nomear esses sentimentos ansiosos à espreita no fundo de sua mente. Deixe seu medo vir à tona e dê um nome a ele. Pode ser concreto (como o medo de gatos) ou situacional (como o medo de ser chamado na aula).

Não julgue seus medos. Reconheça o que surge sem apego ao “bom” ou “ruim”.

Como superar o medo, estar no controle e se beneficiar dele

Entenda seus gatilhos.

É algo óbvio, como a visão de uma cobra em uma trilha? Talvez passar pela porta do escritório do seu conselheiro de carreira envie sua mente para uma espiral descendente quando você anda pelo corredor da sua escola. Descubra tudo o que desencadeia seu medo. Quanto mais você puder entender seu medo, melhor.

Questione o poder que o medo tem sobre você.

O seu medo faz com que você fique na cama em vez de se levantar e ir para uma aula que você tem medo de falhar? Você evita visitar sua família em outro estado porque não quer pegar um avião? Descubra exatamente que poder seu medo tem sobre sua mente e seu comportamento.

Imagine o resultado que você deseja.

Agora que você entende melhor seu medo, pense exatamente no que deseja mudar. Pense em você mesmo experimentando a vida sem medo. Como você está se sentindo? Por exemplo:

Se o seu medo é o compromisso, imagine-se feliz com um parceiro.

Se o seu medo é altura, imagine-se conquistando uma caminhada difícil. Conecte-se com o sentimento de realização.

Se o seu medo são aranhas, imagine-se vendo uma aranha e se sentindo neutro.

ENFRENTANDO SEUS MEDOS

Minha cliente online *Victoria sofreu um dos piores traumas imagináveis ​​– sua irmã gêmea cometeu suicídio. Quatorze meses depois, outra tragédia ocorreu: *Princesa, uma prima de quem Victoria havia sido extremamente próxima, pulou de uma ponte para a morte. Victoria temia — e temia — o processo de luto.

Ela estava com medo de se perder em uma dor avassaladora. Em vez de lidar com suas emoções, ela encontrou o que parecia ser o mecanismo de enfrentamento perfeito: viajar sozinha sem parar para os cantos mais distantes do globo. Durante seus raros períodos em casa, ela se sentiu sozinha, mas encontrou inúmeras razões para não tentar fazer amizades.

Depois de uma viagem particularmente aventureira, ela me enviou um e-mail. “Johnny, eu caminhei na Amazônia e tive uma sessão com um xamã e ainda assim me senti tão vazio. Eu queria compartilhar a experiência com alguém… com a Princess.”

A angústia de Victoria a convenceu de que era hora de ficar em casa por alguns meses (sua conta bancária agradeceria!) e se dedicar ao que ela mais temia: enfrentar a si mesma.

Sugeri que ela pudesse fazer novas conexões por meio de uma rede social como Facebook ou Instagram. Algumas vezes ela se inscreveu para uma atividade, mas no último minuto experimentou sintomas de ansiedade tão intoleráveis ​​que ela ficou em casa.

Durante uma sessão de bate-papo, perguntei: “Por que deixar alguém se aproximar te assusta tanto?”

Ela fez uma pausa por algum tempo e depois de alguns minutos de contemplação disse: “Se eu me deixar vulnerável, isso vai me matar quando a pessoa for embora”.

“Por que você acha que a pessoa vai sair?”

“Minha irmã e Beth foram embora – todo mundo vai.”

“E ainda aqui você ainda está de pé. Você sobreviveu ao pior que poderia acontecer. Como participar de um evento de pintura de cerâmica pode ser mais difícil?”

No dia seguinte, ela me deixou uma mensagem na caixa de entrada do meu e-mail dizendo que se inscreveu para um evento de caminhada em grupo. Na nossa sessão seguinte, ela confessou na manhã da caminhada que sentiu sintomas de ansiedade tão graves – palmas das mãos suadas, lábios trêmulos, palpitações no coração – tão desconfortáveis ​​que quase não foi. “Eu disse a mim mesma: ‘Sherry diz que o medo é uma emoção momentânea. Se eu fugir disso, vou me sentir pior depois.”’

Ela se divertiu tanto na caminhada que impulsivamente se ofereceu para organizar o próximo passeio do grupo. Victoria lembrou: “Assim que cheguei em casa, fiquei tão ansiosa que peguei o telefone para rescindir minha oferta, mas me obriguei a respirar e continuei com o meu dia”.

Logo Victoria teve uma vida social ativa pela primeira vez em anos. Sim, ela ainda sentia ansiedade, mas agora tinha mecanismos de enfrentamento que lhe permitiam encontrar alívio e superar a ansiedade. “Ainda tenho muito medo de perder pessoas, mas tenho mais medo de nunca encontrar o que realmente desejo – comunidade.”

Muitos medos são baseados em falsas crenças, assim como o que aconteceu na história que foi contada anteriormente ou em pensamento catastrófico. Quando você vê uma aranha, você pode imediatamente ter uma crença que diz que a aranha irá machucá-lo e que você vai morrer.

Identifique esses padrões de pensamento e comece a questioná-los. Faça alguma pesquisa on-line e entenda seu risco real versus risco percebido. Reconheça que o pior cenário é altamente improvável. Comece a reestruturar seus pensamentos para não se envolver em pensamentos catastróficos e comece a responder a esses pensamentos.

Quando seu medo surgir, pare e reflita sobre seu risco real. Responda aos seus pensamentos negativos ou crenças falsas e diga: “Reconheço que alguns cães são cruéis, mas a grande maioria dos cães é gentil. É improvável que eu seja mordido.”

Experimente a exposição gradual.

Depois de confrontar suas falsas crenças, comece a se expor ao medo. Muitas vezes temos medo de alguma coisa porque não fomos muito expostos a ela. “Medo do desconhecido” é uma frase comumente usada para descrever a aversão automática que as pessoas sentem por algo diferente.

Se você tem medo de cachorros, comece olhando para um rabisco mal desenhado de um cachorro feito em cores bobas. Olhe para ele até não sentir nenhuma resposta de medo.

Então, veja uma foto de um cachorro, depois um vídeo de um cachorro. Examine-o até que não exista resposta de medo.

Vá a um parque onde você sabe que um ou alguns cães estarão na coleira e observe-os até não sentir medo.

Vá para a casa de um amigo que tem um cachorro e observe-o interagir com um cachorro até que nenhuma resposta de medo seja provocada.

Peça a um amigo para deixar você tocar ou acariciar o cachorro dele enquanto o cachorro é contido pelo seu amigo até que você se sinta neutro.

Finalmente, esteja perto de um cachorro e passe um tempo com ele.

Pratique o envolvimento com o medo.

O poder de rotular suas emoções é benéfico para a autocompreensão e a inteligência emocional. Também parece que envolver-se com um medo e verbalizá-lo tem um poder incrível para ajudá-lo a superar medos e regular emoções.

Os pesquisadores tiveram indivíduos com medo de aranhas expostos a uma aranha, e os participantes que rotularam seus medos (“Sinto muito medo dessa aranha”) tiveram uma resposta de medo menor na semana seguinte quando expostos a uma aranha diferente.

Fugir dos medos nunca melhora a maneira como você se sente em relação a um medo. Da próxima vez que sentir medo, envolva-o verbalmente, usando palavras que descrevam seu medo e ansiedade.

COMO SE BENEFICIAR DO MEDO

Faça do seu medo uma fonte de fascinação.

As mesmas coisas que tememos também incitam sentimentos de euforia e até mesmo paixão. É por isso que as pessoas gostam de esportes radicais, filmes de terror e nadar com tubarões nas férias. Tente reformular seu medo de uma forma positiva e reconheça a emoção que ele pode oferecer. Quando você começa a ver o medo como uma fonte de energia, pode até abraçar seu papel em sua vida.

Aproveite o poder do medo.

O medo pode ter um poder incrível em situações de vida ou morte. As pessoas relatam a sensação do tempo diminuindo, os sentidos se tornando altamente aguçados e tendo a capacidade de saber instintivamente o que fazer. Enquanto outras comunicações dentro de nossos corpos levam cerca de meio segundo para atingir a consciência, o sistema do medo funciona muito mais rapidamente. O medo também amortece nossa consciência da dor.

Compreender os aspectos positivos do medo pode ajudá-lo a usá-lo a seu favor. Por exemplo, muitas pessoas sentem medo do palco, mas o medo que leva a uma apresentação pode ajudá-lo a estar no momento e se concentrar intensamente no que está diante de você. Aprenda a reconhecer o medo e depois direcione-o para onde será mais benéfico

A maioria das pessoas sente medo antes de um evento, mas não sente medo quando está no meio de uma situação. Lembre-se de que o medo aumenta seus sentidos para que você tenha a capacidade de atuar de forma eficiente e poderosa.

Comece a ver o medo como uma oportunidade.

O medo pode ser usado como uma ferramenta para nos ajudar a identificar problemas e resolvê-los de forma eficaz. É um marco, uma bandeira vermelha que nos avisa quando algo precisa de atenção. Uma vez que o desconforto da onda inicial de medo passe, examine-o mais de perto para ver o que você pode aprender.

Quando sentir medo de algo desconhecido, tome isso como um sinal de que você precisa conhecer melhor uma pessoa ou situação.

Se você sentir um lampejo de medo sobre um próximo prazo ou evento, faça disso uma oportunidade para fazer um plano de ação para se preparar totalmente, quer isso signifique começar um trabalho, ensaiar para uma peça ou praticar um discurso.

Visualize-se sem medo.

Ao visualizar-se atuando com confiança e competência em uma área onde você tem medo, sua imagem visual acabará sendo aceita por sua mente subconsciente como instruções para seu desempenho.

Sua auto-imagem, a maneira como você se vê e pensa sobre si mesmo, acaba sendo alterada ao alimentar sua mente com essas imagens mentais positivas de si mesmo dando o seu melhor.

Pratique Agir “Como Se”.

Ao usar o método “agir como se”, você anda, fala e se comporta exatamente como faria se não tivesse medo de uma situação específica.

Você fica em pé, sorri, se move com rapidez e confiança e, em todos os aspectos, age como se já tivesse a coragem que deseja.

Mova-se em direção ao medo.

Quando você identifica um medo e se disciplina para ir em direção a ele, ele fica menor e mais administrável.

Além disso, à medida que seus medos diminuem, sua confiança aumenta. Logo, seus medos perdem o controle sobre você.

Em contraste, quando você se afasta de uma situação ou pessoa indutora de medo, seu medo cresce cada vez mais.

Logo ele domina seu pensamento e sentimento, o preocupa durante o dia e muitas vezes o mantém acordado à noite.

Lidar com o medo diretamente.

A única maneira de lidar com um medo é enfrentá-lo de frente.

Lembre-se de que “Negação” não é um rio no Egito.

A tendência natural de muitas pessoas é negar que têm um problema causado por algum tipo de medo. Eles têm medo de enfrentá-lo. Por sua vez, torna-se uma importante fonte de estresse, infelicidade e doenças psicossomáticas.

Esteja disposto a lidar com a situação ou pessoa diretamente.

Como disse Shakespeare: “Pegue em armas contra um mar de problemas e, ao fazê-lo, acabe com eles”.

Quando você se força a enfrentar qualquer situação indutora de medo em sua vida, sua auto-estima aumenta, seu auto-respeito aumenta e seu senso de orgulho pessoal cresce. Você finalmente chega ao ponto na vida em que não tem medo de nada.

Fonte: https://hisparadise.com/how-to-overcome-fear-and-benefit-from-it/

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