‘Eu não consigo parar de pensar em você:’ explicações e maneiras de lidar

0
59
mulher preta

“Não consigo parar de pensar em você” pode ser uma forma de expressar interesse em um relacionamento romântico, mas o que significa quando você não consegue tirar alguém da cabeça. Há momentos em que as pessoas podem ter precedência em sua mente, principalmente no início de um novo romance. O turbilhão de emoções e sentimentos de amor incipiente pode dificultar o foco em alguém que não seja o objeto de sua afeição.

Às vezes, esse sentimento pode ser uma experiência positiva, embora inebriante, que gradualmente desaparece à medida que a paixão inicial, a excitação aumentada, a emoção e a paixão gradualmente se transformam em um estado de amor mais estável . Mas às vezes sentir que você não consegue tirar alguém da cabeça – seja essa pessoa uma nova paixão ou outra pessoa – pode ser intrusivo, perturbador e angustiante.

Este artigo explora algumas das razões pelas quais você não consegue parar de pensar em alguém e o que você pode fazer para lidar com isso. Ele também explora alguns sinais de que esses pensamentos podem ser problemáticos e o que você pode fazer sobre pensamentos intrusivos ou até obsessivos não saudáveis .

Razões pelas quais você não consegue parar de pensar em alguém

Há uma grande variedade de razões pelas quais você pode pensar em alguém com frequência. Razões possíveis: 

  • Você é atraído por esse indivíduo
  • Você é fascinado pelo que eles pensam, dizem ou fazem
  • Você está impressionado com algo que eles realizaram
  • Eles têm qualidades que você aprecia
  • Há semelhanças em suas origens, objetivos ou experiências
  • Você sente uma conexão com eles

Infelizmente, às vezes pensar em alguém o tempo todo é resultado de sentimentos negativos. Nesses casos, a outra pessoa pode ocupar seus pensamentos porque você não gosta dela ou porque tem medo dela ou do que ela pode fazer. 

Fatores que podem desempenhar um papel

Se você está pensando constantemente em uma única pessoa, é importante considerar alguns dos fatores que podem estar desempenhando um papel. 

Atração

Em alguns casos, você pode descobrir que não consegue parar de pensar em alguém porque se sente atraído por ela. Existem muitos tipos diferentes de atração , então seu interesse pode resultar de uma atração romântica, física , sexual, emocional ou intelectual por essa pessoa. 1

Acessório

O apego também pode fazer com que você pense em outra pessoa. Isso pode acontecer em relacionamentos próximos, como amizades ou parcerias românticas, mas também pode ocorrer em outros tipos de relacionamentos. Você pode se sentir apegado a um chefe, mentor, professor ou até mesmo a uma celebridade .

Os apegos emocionais são importantes para o bem-estar mental. Mas às vezes esses apegos não são saudáveis ​​– ou até mesmo tóxicos . Nesses casos, podem contribuir para ansiedade, insegurança, baixa autoestima e pensamento obsessivo. 

Problemas com apego, como ter um estilo de apego ansioso ou preocupado , também podem levar a uma grande insegurança nos relacionamentos . As pessoas que experimentam ansiedade de apego podem gastar uma quantidade excessiva de tempo pensando em seus relacionamentos e buscando garantias de outras pessoas. 2

Condições de Saúde Mental

Pensamentos obsessivos centrados em um único indivíduo podem, às vezes, resultar de sintomas de saúde mental não resolvidos ou não tratados. Tais pensamentos podem ser influenciados por:

  • Ansiedade : O sentimento de ansiedade às vezes pode contribuir para preocupações ou pensamentos intrusivos ligados a um indivíduo específico. Por exemplo, as pessoas que têm transtorno de ansiedade generalizada podem se preocupar excessivamente com a saúde e a segurança de seus entes queridos. 3
  • Solidão : Às vezes, você pode se pegar pensando em alguém porque está se sentindo solitário e desejando sua companhia ou companheirismo.
  • Baixa auto-estima : Em alguns casos, a baixa auto-estima pode levar as pessoas a pensar em outras pessoas que não têm confiança para abordar na vida real. Isso pode contribuir para se sentir preocupado com essa pessoa.
  • Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) : O TOC é caracterizado por obsessões (pensamentos e imagens repetidos) e compulsões (comportamentos repetitivos). Os pensamentos obsessivos geralmente se concentram em coisas como medo de germes ou necessidade de ordem, mas às vezes podem se concentrar em um indivíduo específico. 4

Se seus pensamentos são acompanhados por outros sintomas que criam angústia ou atrapalham sua capacidade de funcionar em sua vida diária, considere conversar com um profissional de saúde ou um profissional de saúde mental.

Lembrete

É importante lembrar que não ser capaz de tirar alguém da sua mente não lhe dá permissão para se intrometer no tempo ou no espaço dessa pessoa, a menos que ela acolha ou retribua esses sentimentos. Se você estiver interessado em construir um relacionamento mais próximo com essa pessoa, informe-a e veja se ela retribui esses sentimentos. Se não o fizerem, é importante respeitar seus limites e procurar maneiras de lidar com seus pensamentos.

Sinais de que pode ser um problema

Não conseguir parar de pensar em alguém às vezes pode ser normal ou até agradável, como a sensação que você tem nos estágios iniciais de um relacionamento romântico. Mas muitas vezes pode ser um problema se estiver ligado a um problema de saúde mental mais profundo ou se causar interrupções em outras áreas de sua vida.

Alguns sinais de que esse tipo de pensamento pode ser um problema incluem:

  • Você está fixado em uma pessoa a ponto de interferir na sua capacidade de se concentrar em outras coisas
  • Seus pensamentos são acompanhados por ansiedade, depressão ou outros sintomas de saúde mental
  • Seus pensamentos sobre a pessoa são intrusivos e indesejados
  • Você se encontra monitorando, seguindo ou perseguindo a pessoa online ou pessoalmente
  • Você está fazendo repetidas tentativas de entrar em contato com a pessoa, mesmo que ela tenha deixado claro que não quer falar com você
  • Você está fazendo planos ou tomando medidas para prejudicar a si mesmo ou a outra pessoa

Se você estiver enfrentando algum desses sinais, é importante procurar ajuda. Conversar com um terapeuta ou outro profissional de saúde mental pode ajudá-lo a entender seus pensamentos e desenvolver mecanismos de enfrentamento mais saudáveis.

Se você estiver tendo pensamentos suicidas, entre em contato com o  National Suicide Prevention Lifeline  pelo  telefone 988  para obter apoio e assistência de um conselheiro treinado. Se você ou um ente querido estiver em perigo imediato, ligue para o 911.

Para obter mais recursos de saúde mental, consulte nosso  National Helpline Database .

Como parar de pensar em alguém

Se você achar que não consegue parar de pensar em alguém, há algumas coisas que você pode fazer para tentar reduzir a frequência desses pensamentos ou pelo menos torná-los menos angustiantes.

Identifique seus gatilhos

Um dos primeiros passos no gerenciamento de pensamentos intrusivos é identificar o que pode estar causando-os. Se você puder estar ciente do que tende a desencadear esses padrões de pensamento, às vezes poderá evitar esses gatilhos – ou pelo menos estar preparado para lidar com eles.

Alguns gatilhos comuns para pensar em alguém incluem:

  • Vendo a pessoa pessoalmente
  • Pensando em coisas que te lembram aquela pessoa
  • Vendo o nome da pessoa
  • Ouvindo a voz da pessoa

Depois de identificar seus gatilhos, procure maneiras de minimizá-los o máximo possível. Se você não pode evitar seus gatilhos, encontre maneiras de lidar com eles. Por exemplo, se você sabe que ouvir a voz da pessoa vai desencadear pensamentos sobre ela, tenha outra coisa pronta para ouvir para que você possa se distrair.

Desafie seus pensamentos

Outra maneira de lidar com pensamentos intrusivos é desafiá-los. Isso significa dar uma olhada nos pensamentos e se perguntar se eles são realmente verdadeiros. Muitas vezes você pode descobrir que os pensamentos sobre os quais não consegue parar de pensar podem ser baseados em suposições infundadas ou ansiedades irracionais.

Por exemplo, você pode se pegar pensando em alguém o tempo todo porque está convencido de que eles estão com raiva de você. O que isso realmente significa é que você pode estar usando distorções cognitivas , como tirar conclusões precipitadas e ler a mente, o que faz com que você faça suposições sobre o que a outra pessoa está pensando.

Ao desafiar seus pensamentos, você pode começar a vê-los pelo que eles realmente são: irracionais e baseados no medo. Isso pode ajudá-lo a começar a deixar de lado esses pensamentos obsessivos e intrusivos.

Foco no autocuidado

Outra maneira de lidar com pensamentos intrusivos é se concentrar em cuidar de si mesmo, certificando-se de que está cuidando de sua saúde física e mental. Quando você está se sentindo bem física e mentalmente, é menos provável que você se concentre em pensamentos intrusivos.

Algumas atividades de autocuidado que podem ajudar a reduzir pensamentos intrusivos incluem:

  • Exercício
  • Comer uma dieta saudável
  • Dormindo o suficiente
  • Praticar técnicas de relaxamento , como respiração profunda , ioga, meditação ou relaxamento muscular progressivo

Também é importante certificar-se de que você não está usando álcool ou drogas para lidar com seus pensamentos. Embora possa parecer que as substâncias podem oferecer um alívio temporário de seus pensamentos desconfortáveis, perturbadores ou perturbadores, elas geralmente podem piorar esse tipo de pensamento e levar a mais problemas a longo prazo.

Fale com alguém

Se você está lutando para parar de pensar em outra pessoa por conta própria, também pode ser útil conversar com um amigo de confiança ou ente querido sobre o que está passando. Essa pode ser uma maneira útil de obter algum apoio emocional e obter uma perspectiva adicional da situação. 

Contar com a ajuda de outras pessoas em sua vida significa que você terá alguém a quem recorrer se seus pensamentos se tornarem esmagadores . Eles também podem ajudá-lo a fazer um plano de como lidar com o problema e oferecer ajuda para encontrar maneiras de mantê-lo distraído de seus pensamentos.

Procure ajuda profissional

Se você achar que não consegue parar de pensar em alguém e isso está afetando sua capacidade de funcionar efetivamente em sua vida diária, é importante procurar ajuda profissional. Um terapeuta pode ajudá-lo a entender seus pensamentos e desenvolver maneiras mais saudáveis ​​de lidar.

Um profissional de saúde mental pode recomendar tratamentos como terapia de fala, medicamentos ou uma combinação de ambos. Os tipos de terapia que podem ajudar incluem terapia cognitivo-comportamental ou terapia comportamental dialética . Os medicamentos que podem ser prescritos incluem antidepressivos ou ansiolíticos.

O tratamento específico que seu terapeuta ou médico recomendar dependerá de sua situação, sintomas e diagnóstico.

Palavras finais

Se pensar tanto em alguém está interferindo em sua capacidade de funcionar em sua vida diária ou causando angústia, é importante tomar medidas para sair desse padrão de pensamento. Há várias etapas que você pode seguir por conta própria, mas conversar com um profissional de saúde mental também pode ser útil.

Deixe uma resposta