O que fazer (e não fazer) quando você se sente negligenciado por seu parceiro

0
73
casal brigado

Se você se sente solitário em um relacionamento ou como se estivesse sendo negligenciado por seu parceiro, pode ter uma ideia clara do motivo disso. Pode ser que seu parceiro esteja lidando com uma doença, estresse ou drama com os membros da família, ou outra coisa inesperada e difícil.

Você pode simpatizar com o que seu parceiro está passando, mas ainda pode sentir falta da expressão de amor e atenção a que está acostumada em um relacionamento.

Sentir-se negligenciado em um relacionamento pode ser diferente para cada pessoa, mas na maioria das vezes parece que você não está sendo cuidado. Você pode estar se sentindo não amado, ignorado ou precisando de algo.

Por outro lado, você pode estar acostumado a sentir negligência emocional de seu parceiro.

Talvez, do seu ponto de vista, você esteja na lista de prioridades dele ou dela desde o primeiro dia de seu relacionamento. Talvez você diga “eu te amo” ao seu parceiro, mas não o ouça com frequência – ou nunca.

Embora cada situação seja diferente, sentir que você não é importante, especial ou talvez até amado por seu parceiro é triste e assustador. Sentir-se emocionalmente negligenciado não é normal para relacionamentos saudáveis.

Em reação a como você se sente, você pode ficar carente e exigir a atenção de seu parceiro, ou pode se retrair e possivelmente até agir de maneira passivo-agressiva. Essas reações nunca são eficazes se o que você quer é atenção amorosa e conexão com seu parceiro.

O que fazer quando você está se sentindo negligenciado

1. Continue voltando aos fatos

Fatos confiáveis ​​podem livrá-lo da angústia e da dor emocional. Lembrar deles também pode beneficiar seu relacionamento.

É sempre do seu interesse fazer uma pausa antes de reagir. Separe o que você sabe que é verdade do que você está apenas supondo. Isso pode ajudá-lo a decidir qual resposta potencialmente permitirá que você se reconecte com seu parceiro.

Por exemplo, se não houver apoio emocional no relacionamento, aponte-o com exemplos claros.

2. Atenda às suas próprias necessidades primeiro

Aqui está a armadilha em que muitas pessoas nos relacionamentos caem: elas procuram seu parceiro para “fazê-lo” se sentir amado, especial, atraente e bem-sucedido. Isso simplesmente não funciona e pode fazer uma pessoa se sentir ainda mais sozinha e negligenciada.

Embora seja compreensível que alguém queira sentir o amor de seu parceiro, se é assim que você se sente, lembre-se de que não é trabalho do seu parceiro fazer isso. É seu trabalho garantir que suas necessidades sejam atendidas e que você se sinta especial e amado.

Isso pode ser complicado porque um relacionamento sobrevive e prospera quando o amor e a apreciação são expressos regularmente. Mas eles prosperam ainda mais quando os indivíduos no relacionamento estão atendendo ativamente primeiro às suas próprias necessidades e não tornam a outra pessoa responsável por como se sentem.

Se você se sentir triste ou inseguro, faça o que puder para se acalmar de maneiras verdadeiramente relaxantes. Escreva em um diário, cuide de si mesmo para cuidar de si mesmo e encontre-se com um conselheiro profissional ou treinador de relacionamento se estiver lutando para se sentir melhor.

Certamente não há nada de errado em pedir um abraço ao seu parceiro ou algum outro pedido específico de apoio, mas não espere que ele faça você se sentir de determinada maneira.

Quando você está fazendo o seu melhor para atender às suas próprias necessidades primeiro, você pode conversar com seu parceiro sobre o comportamento dele que parece negligente para você. A partir deste lugar, é menos provável que você soe carente ou exigente.

Você também pode ouvir com mais facilidade o que seu parceiro está passando e criar acordos que o ajudarão a se reconectar. Porque para um relacionamento prosperar, você precisa das bases de conexão emocional, amor e apoio.

3. Tenha uma mentalidade focada na solução.

Se você está se sentindo negligenciado, sua mente pode ser imediatamente colocada no jogo da culpa: “É culpa do seu parceiro que isso esteja acontecendo.” Embora às vezes eles precisem fazer mais, é melhor entrar na conversa com sua mentalidade de encontrar uma solução em vez de criticar seu parceiro. Isso nunca realmente torna as coisas melhores. Então, em vez disso, tente olhar para o que se sente realizado e satisfeito e como você acha que pode conseguir isso. Em seguida, comunique isso ao seu parceiro usando declarações “eu”.

Em vez de dizer “Você não me abraça o suficiente”, diga “Eu sinto que preciso de mais carinho de você para que eu possa me sentir mais próximo e importante no relacionamento”.

4. Converse com seu parceiro.

Na maioria dos casos, quando você se sente negligenciado, um parceiro não percebe e se torna um ciclo vicioso de… você adivinhou, falta de comunicação. Então, se você está se sentindo negligenciado ou deixado de fora ou não é importante no relacionamento, fale com seu parceiro. Fale sobre o que está sentindo e discuta as possíveis soluções.

A comunicação é a maneira número 1 de ter uma base sólida, por isso faz sentido que comunicar como você está se sentindo é a melhor maneira de fazer com que seu parceiro entenda e imp[elemente a mudança.

5. Converse com um profissional

Obter a ajuda de um profissional é sempre uma ótima opção e recurso para usar quando surgem problemas em seu relacionamento. Os conselheiros são treinados para ajudar os casais a navegar em conversas difíceis e erradicar a fonte do problema, bem como orientá-los para uma solução que funcione para ambas as partes.

Encontre um conselheiro de casais ou terapeuta para ajudá-lo a lidar com essa situação e descobrir exatamente como ajudar.

O que não fazer quando você está se sentindo negligenciado

1. Acusar

Se você está acusando seu parceiro de algo, então você não está aberto a ouvir, e ele também não estará.

A menos que você tenha evidências verificáveis ​​de que seu parceiro está quebrando seus acordos, mentindo para você ou trapaceando, é provável que suas acusações o afastem ainda mais.

2. Tire conclusões precipitadas

Pode parecer claro para você o que está tirando seu parceiro de você, mas não assuma. É provável que você esteja errado ou não esteja ciente de toda a história.

3. Ignore informações importantes

Não descarte informações confiáveis ​​ao conversar com seu parceiro.

Se houver contradições ou coisas que não combinam com o que seu parceiro diz, prestar atenção é fundamental. Se ele ou ela está pedindo ajuda de alguma forma, esteja ciente disso também.

4. Fique na defensiva

Por mais magoado e irritado que você possa se sentir, não fique na defensiva. Ser carente de atenção, choramingar ou tentar justificar ser carente não vai aproximar seu parceiro de você.

5. Faça o papel de vítima

As ações do seu parceiro podem parecer que estão rejeitando você, mas tente não se fazer de vítima e fazer tudo isso sobre você – a menos que você tenha certeza de que realmente é tudo sobre você.

6. Faça exigências

Pode ser útil definir um limite firme. Isso não precisa ser entregue como uma demanda.

A diferença é que uma demanda empurra a outra pessoa para manipular ou trazer um determinado resultado. Um limite é meramente a declaração clara de necessidades e condições específicas que você tem.

Pode ser difícil não agir assim quando nos sentimos magoados e estressados, mas não é impossível. Felizmente, existem maneiras saudáveis ​​de comunicar suas necessidades.

Deixe uma resposta