Sete etapas práticas para a cura após uma separação

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Como eu poderia me suicidar depois dessa separação?

Eu estava encharcado na banheira tentando me acalmar depois de um ataque de pânico e planejando estrategicamente a melhor maneira de me matar sem traumatizar a governanta que eventualmente encontraria meu corpo.

Este era o fundo do poço.

Este era eu há seis anos. Eu descobri que o amor da minha vida me traiu e me separei completamente. Eu era uma pessoa bastante “normal”, ou assim pensei. Eu tinha um bom emprego, ótimos amigos e uma autoestima decente, mas o rompimento inesperado puxou o tapete debaixo de mim e eu mal conseguia sobreviver.

Felizmente, atingindo meu ponto mais baixo, eu lentamente me recuperei, e aquele rompimento que eu pensei que foi a pior coisa que aconteceu comigo, acabou sendo a melhor coisa que já aconteceu para mim. Por fim, transformei minha tristeza e raiva na motivação de que precisava para projetar a vida dos meus sonhos. Acabei me mudando para Nova York, viajei o mundo como avaliadora de hotéis de luxo e criei minha empresa, Renew Breakup Bootcamp, um retiro de cura para ajudar a apoiar mulheres que estavam passando por um desgosto.

Esta postagem é para qualquer pessoa que esteja sentindo a dor da separação. Existem coisas que você pode fazer para se levantar, processar a dor e passar de um estado de sobrevivência a um estado de prosperidade. Aqui estão sete etapas para ajudá-lo durante esse período.

Pare de se culpar, culpe os produtos químicos

Não, você não está ficando louco. Depois de uma separação, muitas coisas acontecem no cérebro, e entender a neurociência do desgosto o ajudará a perceber que sentir-se triste depois de um rompimento é natural. A mesma torrente de substâncias químicas que faz com que você sinta a luxúria em êxtase durante os estágios iniciais do amor são as mesmas substâncias químicas que fazem com que você sofra dolorosamente quando o relacionamento termina. Um estudo de imagem cerebral mostrou que o recém-partido de coração partido mostrou atividade nas mesmas áreas do cérebro que os viciados em cocaína em busca de sua próxima dose. Seu cérebro está em retração. A parte do cérebro afetada (área segmentar ventral do cérebro) está associada à motivação, ao comportamento orientado para um objetivo, e o sistema de recompensas é responsável pela liberação de dopamina. A dopamina é aquela substância química que deixa você querendo mais de qualquer estímulo que lhe deu a recompensa em primeiro lugar – seja o estímulo nicotina, chocolate ou um toque amoroso de seu parceiro. Os anseios por dopamina lhe dão motivação, encorajando-o a agir de acordo a fim de obter mais do que você precisa e, no caso do romance, essa necessidade é sua amada. O cérebro está esperando que a recompensa chegue (validação do parceiro, reconhecimento, retorno de afeto, etc.), mas depois de um rompimento, a recompensa atrasa ou nem chega. Mesmo que em um nível cognitivo você saiba que o relacionamento acabou, os neurônios em seu cérebro que estão esperando uma recompensa não desligam, mantendo você inconscientemente apaixonado e viciado em seu ex.

Item de ação: Reconheça que, assim como uma ferida física leva tempo para cicatrizar, o mesmo ocorre com uma ferida emocional. Em vez de se envolver em um diálogo interno negativo sobre o quão louco / fraco / triste / fora de controle você se sente, lembre-se de que você está passando por um ciclo natural de separação e, eventualmente, as reações químicas irão diminuir. Crie distância de ser seus sentimentos (estou deprimido). Em vez disso, reformule e reformule a frase “Estou experimentando sentimentos de tristeza”. Você não é suas emoções.

Coloque seu corpo em cheque

Quando você está se sentindo estressado, seu corpo cria mais adrenalina, que flui para o corpo, aumentando seus níveis de cortisol. Seu corpo está em modo de “luta”. Seu sistema nervoso simpático, que permite que seu corpo responda a ameaças, entra em ação e comer torna-se uma preocupação secundária. O corpo encontra uma maneira de suprimir as dores da fome, e menos constrições e relaxamentos dos músculos do estômago retarda a digestão dos alimentos. No entanto, sua mente, corpo e coração estão todos conectados. Se seu corpo não está recebendo os nutrientes de que necessita, continuará em uma espiral descendente, junto com suas emoções. Depois de recuperar o apetite, você pode ansiar por junk food. Pessoas que estão tristes são menos capazes de perceber a quantidade de gordura nos alimentos, mas são 15% mais capazes de detectar sabores doces, azedos e amargos. Isso pode explicar por que os pesquisadores da Universidade Cornell descobriram que as pessoas tristes tendem a comer compulsivamente e a desejar doces.

Item de ação: force-se a beber seus nutrientes com um smoothie verde se precisar, apenas certifique-se de alimentar seu corpo com alimentos saudáveis ​​para que ele possa voltar ao equilíbrio.

Remova e substitua

É hora de desintoxicar digitalmente seu ex. Exclua mensagens e fotos antigas, pare de seguir suas contas e, melhor ainda, faça uma pausa nas redes sociais. Bloqueie o número dele, se necessário, para não ficar obcecado por ele não entrar em contato com você. Chega de relembrar os bons ou os maus momentos. Durante o estágio de retirada da separação, seu cérebro está preparado para o comportamento obsessivo e seu sistema de motivação está em busca de dopamina. Assim, toda vez que você reproduz aquele vídeo fofo de suas férias, persegue suas redes sociais ou envia uma mensagem de texto para ele, você está caindo em uma armadilha mental que o mantém viciado. Para interromper esse comportamento de auto-sabotagem, o primeiro passo é reconhecer o que está acontecendo em seu cérebro. Nesse ponto, quando você entende que a fissura é normal, você reconhece que tem a escolha de deixar que essa fissura o controle ou assumir o controle dela.

Item de ação: quando você quiser interagir com seu ex, seja entrando em contato com ele ou olhando suas redes sociais, reconheça que é o seu cérebro que anseia por uma dose de dopamina. Substitua o desejo por outro comportamento que o obriga a estar presente. Isso pode ser ligar para um amigo, praticar esportes ou alguma atividade física ou escrever uma carta de agradecimento a alguém que você ama. Nas primeiras vezes que você desviar seu comportamento, parecerá artificial e extremamente desafiador, mas a boa notícia é que, quanto mais você praticar a substituição do desejo de auto-sabotagem por uma prática saudável, mais o último caminho se tornará mais fácil e natural.

Marque o seu calendário

Crie uma lista de tarefas realizáveis e risque-as à medida que as conclui. Certifique-se de adicionar itens de autocuidado à lista: exercícios, manter um diário de gratidão, meditar, etc. A dopamina aumenta quando você se sente organizado, termina as tarefas e risca-as fisicamente de uma lista, mesmo que a tarefa seja pequena.

Item de ação: Estabeleça uma sequência – um lembrete visual de quantas vezes consecutivas você alcançou algo. Isso é frequentemente usado em jogos para rastrear vitórias. Pegue um calendário e coloque um X na caixa todos os dias você faz algo que é positivo para a sua cura. Logo você terá uma boa linha de X para mostrar visualmente sua sequência, o que aumenta a produção de dopamina da mesma forma que completar uma tarefa e marcá-la fora de uma lista. Saber que você está indo na direção certa dá ao seu cérebro dopamina suficiente para continuar.

Shake It Out

Quando estamos com medo ou enfrentamos uma emoção extrema, nosso corpo é inundado com adrenalina, disparando nossa frequência cardíaca e pressão arterial. Isso ocorre tanto em animais quanto em humanos. Vamos pegar a gazela, por exemplo. Quando uma gazela é confrontada com um predador ameaçador, seu coração começa a bater forte e a adrenalina corre em suas veias enquanto os instintos de sobrevivência assumem o controle. No entanto, uma vez que a ameaça passa e ela não está mais em perigo, ela agita rapidamente todo o seu corpo como se estivesse tendo uma convulsão. Seu sistema nervoso está descarregando fisicamente o excesso de energia e excitação de que não precisa mais. Pouco depois, ela está de volta ao equilíbrio e se recupera como se nada tivesse acontecido.

Para os humanos, podemos não estar enfrentando ameaças físicas como as gazelas na natureza, no entanto, nosso sistema nervoso ainda reage com os mesmos processos químicos automáticos quando somos acionados. Um gatilho que ameace nosso senso de segurança faz com que a mesma cascata de mecanismos de sobrevivência seja acionada. Podemos aprender com a resposta inata da gazela e livrar-nos do estresse e do excesso de energia quando nosso medo ou ansiedade são ativados. O tremor é uma resposta natural e autocurativa do corpo ao trauma.

Item de ação: da próxima vez que sua ansiedade for acionada, em vez de absorver a energia que é prejudicial à sua saúde, tente sacudir todo o corpo por alguns minutos para restaurar o equilíbrio interior. Se sacudir não é o seu método preferido de liberar o excesso de energia, você pode optar por uma corrida ou algum tipo de atividade física que mude seu estado físico. Mas se levar 20 minutos para correr não for possível, faça polichinelos. Este é um hack bio simples e rápido que o tira do seu estado. Em seguida, prossiga com uma meditação para se acalmar e se centrar, e você poderá realmente interromper a espiral de ansiedade em seu caminho.

Coloque um cronômetro nele

Permita-se processar as emoções, mas dê-se um limite de tempo. Esta é a parte em que você tem total permissão para fazer o choro feio e deixar tudo sair. Sua gama de emoções pode oscilar entre negação, raiva, tristeza, pesar, medo e ansiedade. Mesmo que a montanha-russa emocional possa fazer você sentir que está enlouquecendo, a ciência mostra que isso é normal. De acordo com a neurocientista Lucy Brown, a rejeição romântica é muito mais extrema e primária do que outras formas de rejeição social. Quebrar faz parte do seu processo, mas os parâmetros de tempo precisam ser colocados em prática para que seu chafurdar seja contido e não ultrapasse sua vida. Talvez hoje você se dê uma hora para falar sobre isso, registrar, chorar, expressar as emoções que precisam sair. Mas coloque um cronômetro e depois que esse tempo acabar, mude sua atividade. Você deve interromper o ciclo de pensamento obsessivo e ruminação. Imagine um grande sinal vermelho de PARE, diga em voz alta e encontre uma atividade que o distraia, sendo a melhor escolha o exercício físico. Fazer algo que é físico e requer sua atenção total é ideal porque seu cérebro precisa se concentrar em estar presente, o que o impede de ficar obcecado. Essa mudança de estados mentais pode ser difícil nas primeiras vezes, mas você fica melhor nisso à medida que pratica.

Rewire Your Brain

Você consegue adivinhar o que o antidepressivo Wellbutrin faz? Ele aumenta o neurotransmissor dopamina. A gratidão também. Sentir-se grato ativa a região do tronco cerebral que produz dopamina. Sentir gratidão pelos outros aumenta a atividade nos circuitos sociais da dopamina e pode aumentar a serotonina. Tentar pensar em coisas pelas quais você é grato o força a se concentrar nos aspectos positivos de sua vida. Não é encontrar gratidão o que mais importa; é lembrar de olhar em primeiro lugar. Lembrar-se de ser grato é uma forma de inteligência emocional. Um estudo descobriu que ele realmente afetou a densidade dos neurônios no córtex pré-frontal ventromedial e lateral. Essas mudanças de densidade sugerem que, à medida que a inteligência emocional aumenta, os neurônios nessas áreas se tornam mais eficientes. Com uma inteligência emocional superior, simplesmente exige menos esforço ser grato.

Item de ação: a pesquisa mostra que você pode reconectar seu cérebro em um intervalo de 2 minutos ao longo de 28 dias consecutivos. No final desse período, seu cérebro começa a reter um padrão de varredura do mundo em busca do positivo e não do negativo. Ver as coisas em um quadro de positividade e gratidão é um músculo e, como qualquer músculo, você pode fortalecê-lo com a prática. Pegue a caneta no papel e escreva três coisas pelas quais você é grato, e por que, e faça isso todos os dias por 28 dias.

Pode parecer que a dor não vai passar, e posso garantir que, depois de trabalhar com inúmeras pessoas durante o rompimento, ela vai. O que importa é a linha de tendência geral, então, só porque você está se sentindo péssimo agora, o fato de estar tomando medidas para se curar, mesmo apenas lendo este artigo, é um passo na direção certa.

Quando eu estava no fundo do poço, não conseguia ver nada além do sofrimento. Agora, posso olhar para trás para ver como os pontos se conectam. Eu percebo que tive que passar por tudo isso – os altos, baixos, o bom, o ruim e o feio – para chegar ao fundo das minhas feridas de infância, para curar, para abrir meu coração e agora … para usar o que aprendi para apoiar os outros. Apenas se concentre na próxima etapa. Passo após passo, dia após dia. Haverá um ponto em que tudo se somará. Acredite que tudo isso é parte de algo maior, você só não consegue ver ainda.

Fonte: https://hearthackersclub.com/seven-practical-steps-to-heal-after-a-breakup/

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