Pais Conscientes

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pais conscientes

Cynthia Braun se lembra muito bem de como costumavam ser as manhãs dos dias de semana em sua casa. Como o marido tinha que sair cedo para o trabalho, cabia a Braun, um pediatra com consultório em Pleasantville, Nova York, levantar e vestir Anika e Devon, então com 6 e 3 anos, vestir-se, dar-lhes o café da manhã, embalar seus almoços e levá-los para a pré-escola. “Nossa rotina matinal era apenas muito trabalho”, diz ela. “Ninguém estava fazendo o que deveria estar fazendo. Eles não se importavam com o tempo, enquanto eu corria como uma galinha com a cabeça cortada tentando fazer tudo.”

É um cenário familiar para muitos pais com filhos em idade escolar. E para os pais de crianças com problemas como TDAH, os tempos de transição, como ir para a escola ou mudar de uma atividade para outra, podem ser especialmente difíceis. Outra mãe, Sandy Isaac, diz que quando não um, mas os dois filhos, então com 8 e 4 anos, foram diagnosticados com TDAH, foi muito para assimilar. Ela percebeu que as coisas em casa tinham que mudar.

Tanto Braun quanto Isaac se matricularam no curso de pais baseado em mindfulness do Dr. Mark Bertin. “Senti que não estava sendo um pai tão bom quanto queria e queria descobrir se a atenção plena poderia me dar uma perspectiva melhor e algumas estratégias para implementar”, diz Braun.

PAIS SOBRECARREGADOS

Dr. Bertin, um pediatra de desenvolvimento especializado no tratamento de crianças com problemas como TDAH, autismo e dificuldades de aprendizagem, diz que em geral administra uma prática médica bastante tradicional. Mas ele pratica mindfulness há quase 20 anos. Em 2007, ele começou a oferecer aulas de redução de estresse baseadas em Mindfulness para pais de crianças com e sem desafios especiais. “Muitas vezes, quando você tem um filho com TDAH”, diz ele, “você tem uma situação familiar muito estressante e acho que uma das coisas que acontece é que as coisas ficam muito focadas em ajudar as crianças, o que é bom, exceto que os pais ficam estressado e sobrecarregado.”

A maior seção do livro do Dr. Bertin, The Family ADHD Solution, é dedicada à atenção plena para os pais porque, ele diz, “paternidade em geral, mas especialmente cuidar de crianças com deficiência, é muito, muito estressante. E quando se trata de TDAH, há pesquisas mostrando que os pais correm um risco muito maior de ansiedade, depressão e estresse conjugal”.

DESACELERE AS COISAS

Braun diz que durante a aula do Dr. Bertin ela não apenas desenvolveu uma prática de mindfulness própria (que inclui mediação guiada, escaneamento corporal e exercícios respiratórios), mas também aprendeu que desacelerar as coisas, dar um passo para trás e observar suas próprias reações, deu a ela a perspectiva para reestruturar efetivamente a rotina matinal de sua família. “Percebi que os estava pressionando para fazer as coisas muito rápido. Ele tem três anos, ele quer escolher suas próprias roupas, e se ele colocar ao contrário, eu estava percebendo que está tudo bem. Tudo bem que eles sejam incompatíveis. Realmente não importa se eles têm pasta de dente em suas camisetas. As coisas não precisam ser de uma certa maneira. Vou deixar minha manhã mais lenta. Vou acordá-los mais cedo. Vou ter que acordar mais cedo, mas quero que nossas manhãs comecem com um humor feliz, em vez de todo esse estresse e pressa.’”

Manhãs conscientes podem ser menos eficientes, mas são mais prazerosas. “O que está acontecendo agora é tudo o que existe”, acrescenta Braun. “Por que deixar todo mundo infeliz? Se estamos cinco minutos atrasados ​​para a pré-escola, não muda nada. O que muda as coisas é a frustração e o estresse que se acumula e então tudo se desfaz.”

Isaac diz que aprendeu com o Dr. Bertin técnicas para evitar que as coisas aumentem quando alguém não está de acordo com qualquer que seja a agenda. “Ele traz muitos insights sobre realmente ter tempo para dar um passo atrás”, diz ela, “e observar o que cria essa situação e retardar as pessoas.

PREPARE AS CRIANÇAS PARA O SUCESSO

Desacelerar a vida em geral parece ser um tema comum, algo simples, mas importante para os pais, especialmente pais de crianças com TDAH e outros transtornos que envolvem comportamentos difíceis, fazerem: respirar e ouvir o que seus filhos estão tentando diga-lhes com seu comportamento. “Isso faz você parar e pensar em como está administrando as coisas como pai e como está preparando as coisas para o sucesso ou não”, diz Issac. “Se você tem dois filhos com essas coisas acontecendo e você faz a rotina do primeiro dia em que todo mundo está correndo, correndo, e você se esforça demais, não há tempo de inatividade suficiente, então isso é apenas uma receita para piorar. ”

Os pais, diz Isaac, muitas vezes esquecem o que seus filhos precisam. “Porque o outro componente da coisa toda é – e eu não acho que falo por mim mesma”, diz ela, “os pais são pessoas ocupadas, ocupadas e envolvidas em qualquer que seja o dia, e também, essas coisas acontecem nas famílias”.

O ESTRESSE É CONTAGIOSO

Quando os pais ficam estressados, esse estresse se torna contagioso; as crianças sabem quando seus pais estão tensos e sobrecarregados. Na verdade, de acordo com a Dra. Amy Saltzman, médica holística e coach de mindfulness (e criadora dos CDs Still Quiet Place para Crianças e Adolescentes), “os dados mostram que a maior fonte de estresse na infância e na adolescência não é o trabalho escolar, atividades, ou pressão dos colegas, mas estresse dos pais”. Portanto, ser um bom pai significa aprender a gerenciar seu próprio estresse.

Dr. Elisha Goldstein, um psicólogo que usa mindfulness em sua prática em Los Angeles, acha que os pais muitas vezes têm uma sensação inata de inadequação quando se trata de seus próprios filhos. Quando se trata de cuidar dos filhos com atenção plena, diz o Dr. Goldstein, “muito do trabalho é aprender a fazer as pazes com nossas imperfeições. Porque vamos fazer coisas que vão levar nossos filhos à terapia, vamos fazer coisas que machucam nossos filhos. Podemos nos bater. Mas se, em vez disso, formos capazes de fazer as pazes com nossas imperfeições e começar a regular nosso estado emocional, podemos ficar mais calmos e mais presentes para nossos filhos e cultivar um pouco de autocompaixão.”

ACABE COM O PERFECCIONISMO

Acabar com o perfeccionismo também pode ser um bom exemplo para as crianças, observa o Dr. Goldstein, cujo livro de atenção plena The Now Effect: How This Moment Can Change the Rest of Your Life inclui um capítulo sobre paternidade. “Os pais servem como modelos para as crianças”, diz ele. “As crianças são esponjas. Então, no final do dia, isso é realmente uma boa modelagem para as crianças, porque as crianças também serão imperfeitas em sua vida.”

“Para pais de crianças com problemas como TDAH, os tempos de transição podem ser especialmente difíceis.”

Há ciência para mostrar que respirar fundo e manter a calma quando seus filhos estão empurrando você para o limite realmente causa mudanças positivas no cérebro. Digamos que é o fim de um longo domingo chuvoso e você está preso dentro de casa com três crianças pequenas. Uma criança está brincando com outra, que por sua vez está chorando, enquanto a terceira derrama suco por todo o chão. “Se você puder dizer a si mesmo naquele momento, ‘Isso é o caos’”, diz Goldstein, “não de uma maneira ansiosa ou com medo, mas apenas nomeie, a pesquisa nos mostra que abaixamos o volume na amígdala, que é o circuito do medo do cérebro, e trazer mais atividade para o córtex pré-frontal, para que possamos estar mais conscientes do que está acontecendo agora.

CRIE UM AMBIENTE SEGURO

Sua resposta calma também ajuda as crianças a se acalmarem, observa ele. “Eles dizem: ‘Ok, posso confiar que meus pais estão no controle, este é um ambiente seguro.’ E eles se sentem mais seguros e prosperam. Então esse é outro benefício dos pais praticarem por conta própria.”

Parece que não há uma maneira certa de ser pai conscientemente. Felizmente, há muitas maneiras certas. Às vezes, o menor ajuste na agenda de uma criança pode mudar o dia-a-dia de uma família inteira. E às vezes, Dr. Bertin diz: “É tão simples quanto praticar a atenção total aos nossos filhos, com abertura e compaixão, e talvez isso seja suficiente a qualquer momento”.

Fonte: https://www.gottman.com/blog/mindful-parenting/

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